Seguidores

quarta-feira, 22 de março de 2017

Prevenção e complemento de cura pela alimentação- "Somos o que comemos"

Hipócrates
       Já dizia Hipócrates (considerado o pai da medicina) que "nós somos o que comemos". Aquilo que comemos e o modo como preparamos os nossos alimentos afeta a natureza das células do organismo e o funcionamento dos nossos órgãos. Encontra-se implícito nos seus ensinamentos, que tanto a saúde como a doença são controladas por leis universais que reflectem a influência do ambiente e da nutrição nos estilos de vida das pessoas.

     
 Em 1931, Otto Heinrich Warburg recebeu o Prémio Nobel da Medicina pela
sua tese "A causa primária e a prevenção do cancro". Segundo este cientista, o cancro surge como consequência da alimentação e do estilo de vida, uma vez que uma alimentação baseada em alimentos acidificantes aliado ao sedentarismo torna o nosso organismo ácido. A acidez, por usa vez, expulsa o oxigénio das células.
Ele disse:
"A falta de oxigénio e a acidez são dois lados da mesma moeda: quando se tem um, tem-se o outro. As substâncias ácidas rejeitam o oxigénio, enquanto as substâncias alcalinas atraem o oxigénio."
Assim, num ambiente ácido, ou sem oxigénio as células sofrem consequências graves: "Privar a célula de 35% do seu oxigénio por 48 horas pode torná-la cancerosa."
      De acordo com Warburg"Todas as células normais exigem oxigénio, mas as células cancerosas podem viver sem oxigénio - uma regra sem exceção" e refere também que "Os tecidos cancerosos são ácidos, enquanto que os tecidos saudáveis ​​são alcalinos." Ele também descobriu que as células cancerosas são anaeróbias (não respiram oxigénio), portanto, não conseguem sobreviver na presença de altos níveis de oxigénio.

O que é o PH? E como ele está presente no nosso corpo?

       O pH é definido por uma escala que é numerada de 0 a 14. Na escala de pH, as substâncias cujo pH é menor que 7 são classificadas como ácidas, aquelas que apresentam pH maior que 7 são classificadas como básicas (ou alcalinas), e aquelas que apresentam pH de cerca de 7 são consideradas neutras.
      O pH (potencial de Hidrogénio) do sangue é de 7,34 nas artérias e de 7,4 nas veias. 

      A nossa dieta desempenha um papel fundamental na manutenção de níveis adequados do pH do corpo e, um pH equilibrado significa o equilíbrio entre o ácido e o alcalino de todos os fluídos e células do nosso organismo.
     Para ser saudável e imune a doenças, devemos elevar o pH do sangue a um nível ligeiramente alcalino de 7,3. 
        

O que é melhor para as células, hidrogénio ou oxigénio? 

       Sem dúvida o oxigénio! É difícil mudar e controlar a alimentação diária, então devemos pelo menos controlar a alcalinidade corporal através da ingestão de uma água de boa qualidade (alcalina), já que em média 70% do nosso corpo é composto por água. Por exemplo, uma água com pH mais baixo, ácida (4,5) possui mais moléculas de hidrogénio do que de oxigénio, enquanto que, uma água com pH mais alto, alcalina (7,5) possui mais moléculas de oxigénio do que de hidrogénio. 

Aqui vai a primeira dica:

     Qualquer água com pH acima de 7 é o ideal para qualquer pessoa, mesmo
para quem não está doente, de forma a prevenir doenças e cuidar do nosso organismo. Eu pesquisei sobre isto e encontrei uma água com um pH bem alto e que está à venda em quase todos os super e hipermercados. É a água de Monchique, e é essa água que tenho bebido desde que descobri esta coisa do pH, pois o desta água é de 9,5.
    Consegue-se verificar o pH nos rótulos das garrafas.

      Por vezes as pessoas não entendem porque é que alguns tratamentos não dão resultado. A causa básica é porque há excessiva acidez corporal, gerando a diminuição na resposta vital orgânica. Quando o pH do corpo não está alcalino, não consegue absorver bem as vitaminas, os minerais e os suplementos alimentares.
    Se ficar excessivamente ácido, o pH pode levar a uma diminuição da imunidade e a muitos problemas graves de saúde, como o cancro, doenças cardiovasculares, diabetes e osteoporose. Por isso temos que prevenir antes que eles apareçam... eu já não posso prevenir o tumor que me apareceu, mas posso prevenir que outros apareçam ou que me surjam mais doenças... 
       
AAAaaaahhhhhh...
Para além disso, se mantivermos o nosso corpo num estado ácido por um longo período de tempo, ele vai acelerar fortemente o
envelhecimento.
       Também o stress tende a acidificar o sangue, e a acidez do sangue é um fator negativo, porque provoca mais stress. Pronto! Instalou-se um círculo vicioso: stress gera ainda mais stress. Relaxa...
       Um dos minerais mais importantes para neutralizar a acidez do sangue é o cálcio, quer dizer que se a nossa alimentação tende a ser ácida, o nosso organismo vai retirar dos nossos ossos, dentes e tecidos o cálcio preciso para neutralizar esta acidez. Deste modo pode ocasionar-se uma desmineralização que pode leva-nos a ter problemas de saúde como: a osteoporose, cáries, unhas frágeis e quebradiças, anemia, debilidade, problemas digestivos, etc.

Como podem ver, o pH influencia muito a nossa saúde!

      Para manter a saúde, a dieta deve consistir de 60% de alimentos alcalinos e 40% de alimentos ácidos. Para restaurar a saúde, a dieta deve consistir de 80% de alimentos alcalinos e 20% de alimentos ácidos. Por isso estão a ver, não sou só eu que tenho que ter cuidado com a alimentação :).
      As frutas frescas, os legumes e as hortaliças quando ingeridos crus - pelo seu
elevado teor de sais minerais, água e fibras - são exatamente os alimentos mais alcalinizantes à nossa disposição. E o limão? É maravilhoso! O seu poder de alcalinizar o sangue humano acontece imediatamente após a sua ingestão. Fortalece ainda o sistema imunitário, retarda o envelhecimento precoce e bloqueia radicais livres, oferecendo assim proteção contra o cancro e demais doenças. 

O que devemos evitar?

  • Açúcar refinado e todos os seus subprodutos - o pior de tudo: não tem proteínas, nem gorduras, nem minerais, nem vitaminas, só hidratos de carbono refinados. O seu PH é 2.1 ou seja, altamente ácido (substituir por mel ou açúcar amarelo ou stevia e ainda assim evitar ao máximo).
  • Carnes - todas (principalmente as carnes vermelhas)
  • Leite de vaca e todos os seus derivados - queijos, requeijão, iogurtes, etc (mesmo o leite sem lactose. Substituir por bebida vegetal, iogurte de base vegetal e margarina vegetal).
  • Sal refinado (substituir por flor de sal ou sal rosa dos Himalaias)
  • Farinha refinada e todos os seus derivados - massas, bolos, biscoitos, etc (fazer bolachas caseiras e substituir a farinha de trigo por farinha de aveia ou frutos secos em pó, etc.)
  • Produtos de padaria - a maioria contém gorduras saturadas, manteiga, sal, açúcar e conservantes.
  • Sumos - em substituição fazer sumos de fruta naturais sem adição de açucar (mesmo os sumos de polpa de fruta do supermercado têm adição de açucar e conservantes, e os sumos naturais sabem melhor, certo?)
  • Cafeína - café, chás pretos, chocolate (substituir por alfarroba ou chocolate com mais de 70% de cacau).
  • Álcool - O único permitido é o vinho maduro tinto
  • Tabaco
  • Remédios, antibióticos - evitar ao máximo (fazer exercício e seguir uma alimentação cuidada aumenta a nossa imunidade e não nos deixa ficar doentes).
  • Tudo que contenha conservantes, corantes, aromatizantes, estabilizantes, etc. Enfim: todos os alimentos enlatados e industrializados.
     Há mais alimentos que devemos evitar mas estes são os principais. Não se esqueçam, nem 8 nem 80! Como acima referi temos que comer alguns alimentos ácidos, 40% para quem pretende apenas fazer a manutenção da sua saúde e no meu caso e no de pessoas que estão a passar pela doença apenas 20%, ou seja, por mais que nos custe mudar, temos que mudar muita coisa pela nossa saúde.


       Eu tenho evitado ao máximo estes alimentos e, no início, quando estava a recuperar das cirurgias, levei tudo muito à risca. Agora que estou melhor tento comer da melhor forma possível, no entanto, pelo menos uma vez por semana como algo que me saiba deliciosamente bem, tipo: um docinho... ou uma carne vermelha... ai ai... faz-me mal, eu sei... mas faz tão bem à cabeça...  e como eu já disse: ser feliz é o melhor remédio :)


Num próximo post irei abordar os alimentos "bons" para a saúde.
Se tiverem dúvidas ou se quiserem partilhar ideias serão sempre bem vindos, deixem mensagem.

Um beijinho e sejam felizes :)


Sem comentários:

Enviar um comentário